quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sucesso na Internet

           Não somos mais os mesmos depois da criação da internet e sua popularização. Os jovens de hoje são mais espertos e mais rápidos do que os de algumas gerações atrás, mas alguns insistem em dizer que esses jovens estão mais acomodados e que estão mais estúpidos. E é justamente assim que começa a mais nova mania virtual - os vlogs.

           Vlog é uma espécie de diário que é gravado por uma câmera e disponibilizado na rede para qualquer um ter acesso. Essa foi a ideia do TheGuittarMan, um brasileiro conhecido mundialmente por criar vídeos no mínimo interessantes. Esse brasileiro ganhou fama e dinheiro. Sim, dinheiro. Através de acessos à sua página do Youtube, ele recebe uma fração de dólar que se multiplica e o incentiva a continuar seu trabalho nada convencional.

           Dentro desse mesmo espaço, estão PC Siqueira e Felipe Neto. Quem é viciado em internet e não conhece esses dois fenômenos da internet? PC Siqueira foi o primeiro bem sucedido no Brasil. Com um Vlog (Video Log) no Youtube, “MasPoxaVida”, o jovem começou a gravar críticas e comentários pessoais sobre as diversas temáticas que existem pelo mundo. Acabou ganhando várias visualizações e se tornou um sucesso espontâneo. Uma pessoa assistia, repassava para outra e isso foi se multiplicando até ganhar milhões de acessos.

           Nessa mesma perspectiva, Felipe Neto, lançou seu canal “NaoFazSentido” e foi uma explosão em 2 meses. Ganhando visualizações até mesmo no exterior. Hoje, está entre os 25 com mais inscritos do Youtube no mundo.

           Ainda nessa linha de se trabalhar o tempo real, mas não é um vlog, é no Twitter, @Ocriador é outro que tem despertado muitos seguidores. Um personagem que se passa por Deus, faz piadas e críticas ácidas sobre as notícias contemporâneas. O mais interessante é sua interação com os seus seguidores.

           É muito interessante perceber o quanto a internet tem aproximado pessoas e sido uma das mais poderosas armas de comunicação de todos os tempos. Nada mais passa desapercebido, qualquer coisa pode se tornar uma sensação. Até vídeos bem ridículos de pessoas bizarras fazendo exatamente nada em frente a webcam. Esse é o propósito da Twitcam.

           Podemos perceber que o mundo está virando ao avesso, ou simplesmente virando uma grande massa de idéias que vão e voltam, ora mais interessantes, ora mais tolas. Tudo que acontece no mundo digital é apenas um espelho do que a sociedade sempre foi e continua se tornando: carente de atenção.

10 comentários:

  1. ótimas percepções sobre a realidade on-line, continuem abordando a rede sob estas perspectivas.
    Daiana

    ResponderExcluir
  2. Fico lisongeado com seu comentário.
    Obrigado, Daiana! :)

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    RisosPonto que é curto!

    ResponderExcluir
  4. Que ao entrar no mercado possamos usar essasnovas tecnologias de foma inteligente.. Sabendo aproveitar pessoas com tom crítico como você em prol das organizações, em RP.
    Vc vive me elogiando pelo meu modo de escrever, mas fala sério né.. Quem tem talento aqui não sou eu!
    Parabéns, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto... é impressionante como a internet pode fazer alguém rico e famoso e 1 segundo... mas como vc mesmo disso: todo mundo está atraz de atençaõ, mesmo que seja de um estranho...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom texto.
    Eu bem consigo perceber, no tom utilizado por você, aquilo (de que antes havíamos falado...): é mesmo um papo que vai levando, levando.

    Obrigada pelo comentário no EGarotas!
    E prabéns também pelo trabalho que aqui desenvolve.

    ResponderExcluir
  7. Texto bem escrito.A internet nos disponibiliza a troca instantânea de idéias, se todos passassem apenas coisas boas iria ser perfeito.

    ResponderExcluir
  8. "Podemos perceber que o mundo está virando ao avesso, ou simplesmente virando uma grande massa de idéias que vão e voltam, ora mais interessantes, ora mais tolas. Tudo que acontece no mundo digital é apenas um espelho do que a sociedade sempre foi e continua se tornando: carente de atenção. "


    Gostei desse parágrafo! Eu diria q a sociedade, hj, está digna de pena.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário valer a pena!